HISTORIA DA MTC
Medicina Tradicional Chinesa:
A medicina tradicional chinesa (MTC), (em chinês 中醫, zhōngyī xué, ou 中藥學, zhōngyaò xué), é a denominação usualmente dada ao conjunto de práticas de medicina tradicional, desenvolvidas ao longo dos milhares de anos de sua história.
É considerada uma das mais antigas formas de medicina oriental, termo que engloba também as outras medicinas da Ásia, como os sistemas médicos tradicionais do Japão, da Coreia, do Tibete e da Mongólia.
A MTC se fundamenta numa estrutura teórica sistemática e abrangente, de natureza filosófica. Ela inclui entre seus princípios o estudo da relação de yin/yang, da teoria dos cinco elementos e do sistema de circulação da energia pelos meridianos do corpo humano.
Tendo como base o reconhecimento das leis fundamentais que governam o funcionamento do organismo humano e sua interação com o ambiente segundo os ciclos da natureza, procura aplicar esta compreensão tanto ao tratamento das doenças quanto à manutenção da saúde através de diversos métodos.
São cinco os pilares que sustemtam a medicina tradicional chinesa:
- Massagem: Na China conhecida como Tui-ná (推拿) e no Japão como An-má. Deste método teve origem as técnicas hoje conhecidas como Shiatsu, Seitai, Do-in, Reflexologia entre outros.
- Acupuntura (針疚): Moxabustão (艾炙), Ventosaterapia (拔罐), Auriculoterapia e outros como Laser Acupuntura, Eletro Acupuntura e outros.
- Fitoterapia (中药).
- Dietoterapia: ou Terapia alimentar chinesa (食療).
- Práticas físicas: exercícios integrados a prática de meditação relacionadas à respiração e à circulação da energia, como o qi gong (氣功), o Tai ji quan (太極拳) e outras artes marciais chinesas internas que podem contribuir para o reequilibrio do organismo. Estas práticas são consideradas simultaneamente métodos profiláticos para a manutenção da saúde e formas de intervenção para recuperá-la. Práticas como o Zhan Zhuang (站椿), o Baduanjin (八段锦) e o Lian gong (练功)são realizadas atualmente fora do contexto das artes marciais.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.